Olá pessoal, aqui é o Ricardo Caldas e neste vídeo vou compartilhar com vocês um modelo extremamente simples para solar no violão usando a escala pentatônica.
Vamos começar com uma dica que vai facilitar sua vida na hora de memorizar as notas ao longo do braço do violão: imagine a letra “h” deitada. Com essa referência visual, vamos explorar um modelo que engloba apenas duas cordas, que será replicado em todas as outras cordas.
Vou mostrar como replicar esse mesmo modelo usado nas cordas 6 e 5 para as cordas 4 e 3 e, posteriormente, para as cordas 2 e 1. Essa técnica vai te ajudar a entender como aplicar a pentatônica de forma consistente em diferentes regiões do braço do violão usando todas as cordas, ampliando suas possibilidades de solos e improvisos no violão.
Também vou mostrar como esse modelo pode ser aplicado em músicas em diferentes tonalidades, como Sol Maior, Fá Sustenido Maior e Lá Maior. Isso significa que você poderá usar essa técnica em uma variedade de músicas, expandindo seu repertório e sua habilidade de improvisação.
Além do modelo “h” deitado, vou compartilhar mais uma forma de expandir seu uso da pentatônica. Vou mostrar dois modelos tradicionais que podem ser encontrados a partir das corda 1, adicionando ainda mais possibilidades ao seus solos no violão.
Então, se você quer dominar a arte de solar no violão de forma simples e eficaz, este vídeo é para você. Desejo bons estudos!
Faça um comentário